segunda-feira, 11 de março de 2013

PROJETO: CONHECENDO OS ANIMAIS


Faixa etária: 5 anos

Esse projeto foi elaborado pela professsora Antonia Leda Alves Matos e foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Margarida Pinto, no ano de 2009 em Tamboril - Ceará. 
Foi um projeto que trouxe resultados positivos para a turma e para a escola. Acreditamos que poderá ser de grande auxílio para vocês professores que têm turmas de cinco anos.

CONTEÚDO: Linguagem oral; leitura e escrita.



OBJETIVOS:


  • ØEstimular o gosto pela leitura;
  • ØReconhecer as letras;
  • ØReconhecer os sons das famílias silábicas simples e complexas;
  • ØReconhecer os nomes dos animais;
  • ØConhecer alguns poemas e obras literárias escritas e musicadas;
  • ØDesenvolver a escrita;
  • ØReconhecer que os animais são seres vivos;
 
TEMPO ESTIMADO:

 

ØAté que todos aprendam a escrever e reconhecer os nomes  dos animais 
 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:


  • ØRoda de leitura;
  • ØProdução escrita e oral das crianças;
  • ØTrabalhos com músicas e  poesias;
  • ØVisita a uma fazenda;
  • ØNarração de histórias;
  • ØCriação de texto coletivo;
  • ØPesquisa coletiva. 
 
LIVROS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:


  • ØA arca de Noé (Vinícius de Moraes);
  • ØParece mas... não é... Livro de leitura (Amália Simonetti);
  • ØA Princesa e o Sapo (Coleção Livro Mágico);
  • ØTatá pede socorro! (Cristina Luna);
  • ØBaleia azul (Regina Sormani Ferreira);
  • ØA Galinha Ruiva (Coleção Livro Mágico);
  • ØA arca de Noé (Ruth Rocha);
  • ØZ de zoológico (Paulo Bentancur);
  • ØO sítio do tio Chico (Nair de Medeiros Barbosa);
  • ØUm elefante em busca de amigos (Coleção Didática);
  • ØO jacaré e o sapo (Liliana e Michele Iacocca);
  • ØGato sapeca (Valéria Sousa);
  • ØA bela borboleta (Ziraldo – Zélio);
  • ØO casamento de dona Baratinha (Eunice Braido). 

AVALIAÇÃO:


Ø    Observação e registro dos avanços das crianças na aquisição da leitura e da escrita;


ØAcompanhamento de todas as atividades, verificando as muitas tentativas e erros das crianças até que cheguem ao acerto. 

OBSERVAÇÃO: Os professores que se interessarem em desenvolver o projeto, podem nos enviar um e-mail para saber mais ou tirar dúvidas. Podem enviar para os seguintes e-mails: ledaalvesmatos@gmail.com ou sandraveras@gmail.com.


Animais que as crianças observaram na fazenda.
Atividade com o alfabeto móvel.

Associando o nome ao animal.

Conversa sobre o pato.

Atividade de escrita na sala de aula.


Visita a uma fazenda

Conversa sobre o carneiro.
Momento da roda de leitura e produção dos alunos.

Um comentário:

  1. Parabéns! Bons trabalhos e boas práticas sempre são difíceis de serem implantadas por falta de apoio e/ou recursos(humanos e financeiros), mas que transformam e muito uma comunidade.

    ResponderExcluir