quarta-feira, 3 de abril de 2013

Projeto: Eu tenho nome e você também



                                                                                  

Prefeitura Municipal de Tamboril 

                                                  Secretaria de Educação                                                     



JUSTIFICATIVA

A construção do processo de alfabetização a partir da leitura e escrita do próprio nome da criança pode levá-la a compreender que o nome tem uma função social dentro e fora da escola, além de compor uma marca afetiva para a criança, pois é sua marca pessoal, e que se constitui como sua identidade. É a partir da leitura do nome que a criança vai entender como a escrita funciona. E por fim, gradativamente ela vai percebendo que as letras e as sílabas do seu nome se repetem também em outros nomes.
OBJETIVOS

GERAL:

·         Trabalhar a construção do processo de alfabetização da criança, enfocando a leitura e a escrita do próprio nome, com o fim de compreender como a escrita funciona.

ESPECÍFICOS:

·         Reconhecer e escrever seu nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
·         Participar de diferentes situações de leitura que envolva seus nomes, como músicas, histórias, jogos e brincadeiras;
·         Levar a criança a se perceber como membro da sociedade em que está inserida.
DURAÇÃO: um semestre.
PÚBLICO ALVO: crianças de 04 e 05 anos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS ATIVIDADES:
Ø       IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Professor, escolha juntamente com as crianças um símbolo para identificar a turma e coloque na porta da sala de aula.
1ª ETAPA: trabalhando letras
Ø       HORA DA CHAMADA (essa atividade deverá ser feita diariamente).
·         Cole as letras do alfabeto na parede (de preferência que tenha as quatro formas), deixando-as na altura que as crianças possam pegar.
·         Confeccione um cartaz de pregas (com papel madeira) e cole na parede.
·         Faça uma lista com os nomes completos das crianças sublinhando ou circulando o primeiro nome e cole-o ao lado do cartaz de pregas.
·         Faça a leitura do alfabeto todos os dias com a turma.
·         Faça a leitura coletiva do alfabeto com a turma. Em seguida, leia a lista dos nomes completos.
·         Faça fichas de cartolina com o primeiro nome das crianças e coloque dentro de uma caixa de sapato.
·         Apresente a caixa para as crianças e diga que ali dentro estão seus nomes. O professor deverá retirar um a um mostrando de quem é o nome, colocando novamente dentro da caixa.  Em seguida, deve chamar cada aluno para pegar o seu nome. Nesse momento o professor deverá perguntar com qual letra começa seu nome e pedir que mostre no alfabeto. Peça ao aluno que coloque seu nome no cartaz de pregas.
·         No final da aula, cada aluno deverá pegar seu nome no cartaz de pregas e guardar novamente na caixa.
Ø       ORALIDADE
 É importante observar juntamente com as crianças, as diferenças e semelhanças entre os nomes para que eles mesmos possam identificá-los. Como por exemplo: nomes que começam com a mesma letra (Ana e Alice), mostre que os dois começam com a letra “A”, mas terminam com letras diferentes. Em casos de nomes iguais, escolha junto com a turma, algum símbolo que possa servir para identificar seus nomes.
Ø       TRABALHANDO COM ALFABETO MÓVEL
  • Chame um aluno de cada vez, entregue sua ficha com seu nome e peça para que ele forme seu nome com o alfabeto móvel. Ajude-o a identificar cada letra que forma seu nome.
  • Essa atividade deve ser feita com três ou quatro alunos por dia, até que todos consigam formar seu nome e identificar as letras.
  • Enquanto o professor estiver fazendo essa atividade com um dos alunos, os outros deverão estar ocupados com alguma outra atividade como: assistir a um filme, desenhar, pintar, montar blocos, brincar de casinha.
OUTRAS ATIVIDADES
Ø       AUTORRETRATO
  • Uma vez por semana leve as crianças à frente do espelho e peça que observem sua cor, seu cabelo, seu tamanho e depois entregue a cada criança uma folha em branco com seu nome escrito para que ela faça o desenho de si mesma. Esses desenhos deverão ser guardados para fazer um álbum de acompanhamento da identidade das crianças.
Ø       RECORTE E COLAGEM
  • Leve para a sala livros e jornais que possam ser recortados. Peça que as crianças procurem figuras de pessoas (mulheres, homens, meninos ou meninas). Diga que cada um deve escolher uma figura para recortar com o auxílio do professor.
  • Quando todos estiverem com sua figura, cada um irá colar no caderno, em seguida, o professor irá pedir que cada um escolha um nome para aquela figura. As crianças deverão falar uma de cada vez, pois o professor deverá instigar a criança a dizer o motivo de ter escolhido aquele nome, ou se conhece alguém com esse nome.
Ø       PESQUISA DO NOME (envolvimento dos pais)
  • Peça aos pais das crianças que conversem com elas sobre a origem de seus nomes, explicando: Por que ela tem esse nome? Quem escolheu seu nome?
  • Em outro momento, o professor deverá perguntar às crianças numa roda de conversa, sobre o que seus pais lhe explicaram sobre seu nome.
  • É importante que o professor escolha com antecedência quem irá contar a história de seu nome a cada roda de conversa.
Ø       BINGO DOS NOMES
·         Entregue uma folha para as crianças com seus nomes escritos e peça que circulem o nome que o professor for retirando da caixa.
·         Num outro dia o professor poderá repetir a atividade pedindo que pintem o nome.
Ø       BINGO DAS LETRAS
·         Entregue uma folha para cada criança com seu nome escrito e peça que circulem ou pintem a letra que o professor for mostrando (usar o alfabeto móvel).
2ª ETAPA: trabalhando as sílabas
Ø       MURAL DAS SÍLABAS
·         Escrevas as famílias silábicas em papel madeira e fixe na parede formando um mural.
·         Todos os dias faça a leitura das sílabas com as crianças.
Ø       TRABALHANDO COM SÍLABAS MÓVEIS
·        Confeccione as sílabas móveis e coloque dentro de uma caixa.
·        Agora o professor vai mostrar às crianças que seu nome é formado por sílabas, circulando-as na sua ficha.
·        Peça que cada aluno forme seu nome usando as sílabas móveis.
·        Quando o aluno já estiver conseguindo formar seu nome, o professor pode pedir que forme o nome dos colegas.
·        Esta atividade deverá ser feita com dois ou três alunos por dia, um de cada vez, até que todos consigam formar os nomes identificando as sílabas.
Ø      TRABALHANDO A ESCRITA
·         O professor deverá fazer um calendário para treinar a escrita das crianças individualmente, pegando no máximo quatro alunos por dia. Isso deve ser feito de acordo com os dias da semana, de modo que ao final da semana todos tenham participado.

·        Comece levando o aluno à lousa, e quando já estiver conseguindo escrever seu nome, ensine-o a escrever no caderno, chamando a atenção da criança para o tamanho da letra e o espaço entre as linhas.

·        Enquanto o professor estiver treinando a escrita com um aluno, os outros deverão estar ocupados com outras atividades como: desenho e pintura, massa de modelar, jogo da memória, quebra cabeça, folhear livros ou revistas. 

BRINCANDO COM OS NOMES
Ø       MENINOS E MENINAS
·         Pegue duas caixas de sapato para separar os nomes e coloque uma em cada lado da sala; separe o grupo dos meninos para um lado e o das meninas para o outro, espalhe os nomes dos meninos e das meninas misturados no meio da sala.
·         Quando o professor ordenar, os meninos e as meninas deverão procurar seus nomes e colocar nas caixas.
·         Ganhará o grupo, que primeiro colocar todos os nomes dentro das caixas.
Ø       MONTANDO O NOME
  • Escreva os nomes das crianças em fichas de cartolina e depois recorte em pedaços (em sílabas).
  • Entregue os pedaços dos nomes para cada criança e peça para ela montar. Vence quem primeiro conseguir montar seu nome.
Ø       ADIVINHA QUEM É?
·         Sente-se no chão com as crianças em forma de círculo, mostre a caixa com os nomes, retire um nome de dentro da caixa e vá dando pistas sobre a pessoa que você tirou, dizendo, por exemplo: como é o cabelo dela, a cor da roupa que ela está usando, o tipo de calçado, até que alguém adivinhe quem é.
·         Quem adivinhar ganha o nome, pega a caixa, retira outro nome e vai dizendo as pistas.
·         No final, quem tiver ganhado mais nomes é o vencedor.
Ø       NOME PREMIADO
  • Escolha um dos nomes das crianças para ser o premiado.
  • Mostre para as crianças qual será o nome premiado e peça para fecharem os olhos, enquanto o professor espalha todos os nomes pela sala. Em seguida, todos começam a procurar o nome premiado.
  • Vence o aluno, que encontrar o nome premiado mostrado pelo professor.
SARAU
O sarau é a finalização do projeto, é um momento em que iremos apresentar os avanços de aprendizagem das crianças. Podendo ser feito através de apresentações com as crianças como recital de poesias, músicas, dramatizações, exposição de murais com os trabalhos feitos por elas. Nesse dia é importante que a família seja convidada para presenciar o evento.
Relação de Livros para trabalhar no projeto (roda de história)

Tainá,Estrela Amante- Mitos dos Índios karajá.Texto e Ilustrações Ciça Fittipaldi; Maria – Fumaça. Roseana Murray; Lúcia Já Vou Indo. Texto e Ilustrações Maria Heloísa Penteado; Filó e Marieta. Texto e Ilustrações Eva Furnari; Mariana. Texto: Maria Lucia Amaral e Ilustrações: Rui de Oliveira; Joana Banana. Texto: Cristina Porto e Ilustrações: Walter Ono; Um certo João. Texto: Claudia Santos e Ilustrações: Juliana Chagas; Lili e a Perna Cabeluda. Texto: Lilian Martins e Ilustrações: Eurico Bivar; Dona Chica Chicabum. Texto:Ítalo Castelar e Ilustrações: Nathália Forte; Rosita Maria Antonia Martins da Silva Texto: Ana Terra; Na venda de Vera. Texto: Hebe Coimbra e Ilustrações: Graça Lima; Como é Bonito o pé do Igor. Texto: Sonia Rosa e Ilustrações: Luna; Lá vai o Rui. Texto: Sonia Rosa e Ilustrações: Luna; João e o pé de Feijão. Benjamin Tabart; Alice no país das Maravilhas. Charles Lutwidge Dodgson

É importante também explorar os nomes das crianças através de músicas:
A casa do Zé; O mestre André; A canoa virou; Mariana; João comeu pão; Sai piaba.

A casa do Zé

Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que bater palmas também
Mas você tem que bater palmas também
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar


Mas você tem que dá um pulinho também
Mas você tem que dá um pulinho também
Dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rodada também
Mas você tem que dá uma rodada também
Dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rebolada também
Mas você tem que dá uma rebolada também
Dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que abraçar o colega também
Mas você tem que abraçar o colega também
Abraçar o colega... dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Oh! Seu Zé, primeiro vou me organizar.

Pão na casa do João

Jeito de brincar

Forma-se uma roda e todos sentam no chão. Em seguida, cantam a música abaixo, dizendo o nome de alguém da roda.
O refrão é "Fulano comeu pão na casa do João", que é sempre cantado duas vezes e por todos os participantes da roda.
A pessoa diz: "Quem, eu?"
E o grupo responde: "Você sim!"
E a pessoa diz: "Eu não!"
O grupo pergunta: "Então quem foi?"
E a pessoa diz: "Foi Fulana!", falando o nome de outra pessoa.
E assim por diante.
Para terminar a brincadeira, o diálogo muda:
A pessoa diz: "Quem, eu?"
E o grupo responde: "Você sim!"
E a pessoa diz: "Comi mesmo!"
O grupo grita: "Gulosa! Gulosa!"
Para terminar a brincadeira, o diálogo muda:
Quem, eu?
Você sim!
Comi mesmo!
Gulosa! Gulosa!"

Letra da música

"Fulano comeu pão na casa do João
(2X)
Quem, eu?
Você sim!
Eu não!
Então quem foi?
Foi Fulana!

Mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma guitarrinha
Plim, plim, plim uma guitarrinha

Ai olé
Ai olé
Foi na loja do mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um tamborzinho
Tum, tum, tum um tamborzinho
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma cornetinha
Tá, tá, tá uma cornetinha

Ai olé
Ai olé
Foi na loja do mestre André

A Canoa Virou

A canoa virou
Por deixá-la virar
Foi por causa da "Fulana"
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a "Fulana"
Do fundo do mar

Mariana Conta.  Galinha Pintadinha

Mariana conta um
Mariana conta um é um é um é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta dois
Mariana conta dois é dois é dois é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta três
Mariana contra três é três é três é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana contra quatro
Mariana contra quatro é quatro é quatro é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta cinco
Mariana conta cinco é cinco é cinco é cinco é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta seis
Mariana conta seis é seis é seis é seis é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta sete
Mariana conta sete é sete é sete é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta oito
Mariana conta oito é oito é oito é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta nove
Mariana conta nove é nove é nove é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana,

Mariana conta dez
Mariana conta dez é dez é dez é dez é dez é,
Ana viva a Mariana viva a Mariana. (Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Sai, Piaba

Sai, sai, sai,
Ó, piaba,
Saia da lagoa.
Bota a mão na cabeça,
A outra na cintura.
Dá um remelexo no corpo,
Dá um abraço
No outro.




AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser realizada em todas as etapas do projeto, envolvendo a observação, participação e interesse das crianças, sendo importante que o professor tenha um caderninho para registrar as dificuldades e os avanços dos alunos, pois assim poderá fazer as intervenções necessárias.
Em relação à evolução da escrita, o professor deverá criar um portfólio que mostre o que cada criança aprendeu com o desenvolvimento do projeto.

Professoras Formadoras da Educação Infantil:

Antonia Leda Alves Matos
Sandra Maria Veras de Sousa






27 comentários:

  1. Amei o seu projeto. Parabéns!!! Irei utilizá-lo com toda certeza.

    ResponderExcluir
  2. Mais que projeto rico, parabéns pela sua construção!!!

    ResponderExcluir
  3. LINDO DE MAIS
    PARABÉNS ME FOI MUITO UTIL

    ResponderExcluir
  4. LINDO DE MAIS
    PARABÉNS ME FOI MUITO UTIL

    ResponderExcluir
  5. SEU PROJETO FOI BOM E ME AJUDOU COM ALGUMAS IDEIAS QUE TENHO, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  6. SEU PROJETO FOI BOM E ME AJUDOU COM ALGUMAS IDEIAS QUE TENHO, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  7. SEU PROJETO FOI BOM E ME AJUDOU COM ALGUMAS IDEIAS QUE TENHO, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  8. nuss o melhor projeto q ja li e ja vou comecar a aplicar com a minha turma esse e o ideal para eles comecarem a aprender os seus nomes.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS PELO SEU PROJETO...VOU COMPLEMENTAR O MEU. MUITO RICO ESTE.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo rico trabalho, estou enriquecendo meu projeto com seu... Parabéns e OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo esse trabalho riquíssimo.

    ResponderExcluir
  13. Esse projeto será de grande valia para o meu estagio.

    ResponderExcluir
  14. Esse projeto será de grande valia para o meu estagio.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo esse trabalho riquíssimo.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de assumir a turminha do pré com 5 anos. A procura de um boa introdução para as primeiras semanas, encontrei seu blog. Maravilhoso! Obrigada por compartilhar. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu projeto e com certeza vou tirar dele, ótimas ideias para o meu também. Que bom que vc compartilhou e com isso ajudou demais.

    ResponderExcluir

  18. EDUCAÇÃO INFANTIL
    PROCURANDO AJUDAR PROFISSIONAIS DA MESMA ÁREA COM DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES, CONTEÚDOS, ETC...

    Criar_Agora_o_Meu
    Educando com Amor...

    26 de set de 2016
    Projeto A Baleia

    OBJETIVO GERAL:
    Proporcionar às crianças momentos de descoberta e interação, ampliando o conhecimento e despertando a curiosidade sobre o tema.
    OBJETIVO ESPECIFICO
    - Descobrir características especificas das baleias.
    - Valorizar a água mostrando a sua importância como fonte de vida.
    - Valorizar o ambiente natural e sua importância na vida animal.

    CONTEÚDOS
    - Tamanhos: grande;pequeno;
    - Cores e formas;
    - Perto-Longe;
    - Rápido-Devagar;
    - Poluição;
    - Animais marinhos
    - Tempo: Ensolarado-dia-noite;
    - A importância de trabalhar em grupo;
    - Contação de histórias;
    - Leve-pesado;
    - Quantidade;
    - Numerais;

    ResponderExcluir
  19. Muito legal o seu projeto ...fazendo a minha pesquisa sobre o Nome na internet e acabei chegando aqui no seu blog ....vai ajudar e muito a complementar as minhas pesquisas. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Amei esse projeto..estou trabalhando com ele

    ResponderExcluir