quarta-feira, 6 de março de 2013

MINHA SANFONA



Principais dificuldades trabalhadas:


Ø                  Atenção;
Ø                  Expressão oral;
Ø                  Sequência lógica;
Ø                  Socialização;
Ø                  Classificação de cores;
Ø                  Identificação de animais e suas onomatopéias;
Ø                  Letra inicial e final dos nomes dos animais;
Ø                  A escrita;
Ø                  O gosto pela leitura;


Crianças de 3 e 4 anos

Ø      Trabalhar as cores e a atenção

1. A turma é dividida em duplas ou coloca em círculo, e o professor prende a “sanfona” aberta na lousa.

2.  O professor apresenta a “sanfona” aos alunos dizendo o nome de cada uma das cores, o nome de cada animal que corresponde a cada cor e os sons que cada um reproduz ( O professor poderá repetir duas ou três vezes).


Ø      Como Brincar

                       
v     O professor solicita aos alunos que identifiquem as cores mostradas por ele na “sanfona”.

v     Recebe um ponto o aluno ou dupla que primeiro identificar a cor mostrada pelo professor.


v     Vence o aluno ou dupla que conquistar o maior número de pontos.

v     O professor deverá repetir essa atividade em dias alternados até que todas as crianças aprendam a classificar as cores.


Ø      Trabalhar a expressão oral, socialização e atenção

v     Com a turma dividida em duplas ou em círculo o professor prende a “sanfona” na lousa.

v     Em seguida, o professor lê as palavras da “sanfona” e os alunos repetem.

v     O professor deverá fazer perguntas aos alunos sobre os animais. Por exemplo: “Quem gosta dos animais?” “Que animal você mais gosta?” “Que animal você tem em casa?”

Ø      Como Brincar

O professor escolhe um animal da “sanfona” e faz as seguintes perguntas:

  • Qual é o nome desse animal?
  • Como é o som que ele reproduz?
  • O que ele gosta de comer?
  • O corpo dele é coberto de quê?

- Recebe um ponto o aluno ou dupla que primeiro responder as perguntas;
- Vence o aluno ou dupla que conquistar o maior número de pontos.
- O professor deverá escolher um animal da “sanfona” a cada semana para realizar essa atividade e poderá fazer outras atividades de acordo com o animal escolhido como: desenhar o animal, pintar, fazer dobraduras e ensinar músicas que falem dos animais (Meu pintinho amarelinho; A galinha do vizinho; O pato; O sítio do seu Lobato).
- É importante que o professor leia uma historinha de acordo com o animal que esteja trabalhando.

Crianças de 5 anos

Ø      Trabalhar letra inicial e final dos nomes dos animais (se o aluno já lê, o professor poderá trabalhar a sílaba inicial e final);
v     O professor prende a sanfona aberta na lousa e faz a leitura dos nomes dos animais e suas onomatopéias.
v     Em seguida, o professor irá apontar e dizer a letra ou sílaba inicial e final dos nomes dos animais (explicar aos alunos que letra inicial é a letra que começa e final é a que termina);

Ø      A cada dia o professor deverá escolher um animal diferente para:
Identificar a letra inicial;
A letra final;
Fazer uma lista na lousa de outros animais que começam com a mesma letra do animal escolhido (de quatro ou cinco nomes);
Se o aluno já escreve, pedir que escreva os nomes em seu caderno

Ø      Escolher livros que contem histórias sobre esses animais;
Ø      Pedir que os alunos representem a história contada  através de desenhos.

Tempo estimado: até que as crianças identifiquem tudo que foi sugerido.

    Recorte e colagem


Conteúdo

Ø      Língua Portuguesa: nome dos animais, observação do uso da escrita;
Ø      Matemática: quantidade;
Ø      Natureza e Sociedade: os animais;
Ø      Expressão artística: recorte e colagem.

Atividade de leitura
v     Entregue a cada aluno uma folha com alguns quadros (como modelo abaixo) com o nome dos animais mostrados na “sanfona”. Leia juntamente com a turma os nomes escritos em cada quadro.

GATO
_____________

CÃO
_______________


PATO
________________

PINTO
____________

GALINHA
_________________


VACA
_______________

          

v     Entregue aos alunos, jornais, revistas ou livros e peça que procurem figuras dos animais que estão escritos nos quadros.

v     Com a ajuda da professora o aluno deverá recortar e colar a figura no quadro correspondente ao nome do animal que ele encontrou.

v     O professor deverá recolher as tarefas feitas pelos alunos.


Atividade de escrita

v     No dia seguinte entregue novamente aos alunos as tarefas de colagem para que estes agora escrevam os nomes dos animais embaixo de cada um dos quadros.

v     O professor poderá escrever os nomes na lousa refletindo sobre a escrita de cada um deles como, por exemplo:

·        Que animal começa com a letra...?

·        Quantas sílabas essa palavra tem?

·        Qual é a palavra que tem mais ou menos letras?


Brincando de pesquisar


Conteúdo:

v     Linguagem: reconhecimento e escrita dos nomes dos animais.
v     Matemática: classificação (semelhanças e diferenças).
v     Natureza e Sociedade: animais (habitat).


Ø      Com a “sanfona” presa na lousa, leia com os alunos os nomes dos animais;
Ø      Explique que os animais vivem em vários lugares diferentes e que esses lugares nós chamamos de habitat;
Ø      Pergunte: “Que animais vocês já viram voando?” “Que animais vocês já viram na água?” “Que animais vivem só na terra?”
Ø      Explique aos alunos que a turma hoje vai brincar de pesquisar sobre os animais;
Ø      Ao lado da “sanfona” pregue na lousa uma folha de cartolina ou papel madeira. Da seguinte forma:



TERRA



ÁGUA

AR

















Ø     Em seguida, peça aos alunos que observem a “sanfona” na lousa e digam quais desses animais vivem na terra, quais vivem na água e quais podem voar.
Ø     Enquanto os alunos dizem o professor irá anotar na cartolina que está ao lado.
Ø     O professor deverá propor um trabalho em dupla (organize as duplas).
Ø     Cada dupla receberá uma folha para desenhar um animal de sua preferência. O professor deverá ficar circulando pelos grupos incentivando os alunos a descobrir: Onde esse animal vive. O que ele come. De que sua pele é coberta.
Ø     O professor deve pedir que cada dupla fale sobre o que fez. Os trabalhos deverão ser colocados num mural ou varal.











Referência Bibliográfica:

KRAEMER, Maria Luiza. Educador Criativo / Maria Luiza Kraemer. São Paulo: Paulus, 2008. Coleção Atividades Pedagógicas.



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