Principais
dificuldades trabalhadas:
Ø
Atenção;
Ø
Expressão oral;
Ø
Sequência lógica;
Ø
Socialização;
Ø
Classificação de cores;
Ø
Identificação de animais e suas onomatopéias;
Ø
Letra inicial e final dos nomes dos animais;
Ø
A escrita;
Ø
O gosto pela leitura;
Crianças de 3 e 4
anos
Ø
Trabalhar as cores e a atenção
1. A turma é dividida em
duplas ou coloca em círculo, e o professor prende a “sanfona” aberta na lousa.
2. O professor apresenta a “sanfona” aos alunos
dizendo o nome de cada uma das cores, o nome de cada animal que corresponde a
cada cor e os sons que cada um reproduz ( O professor poderá repetir duas ou
três vezes).
Ø Como Brincar
v O
professor solicita aos alunos que identifiquem as cores mostradas por ele na
“sanfona”.
v Recebe
um ponto o aluno ou dupla que primeiro identificar a cor mostrada pelo
professor.
v Vence
o aluno ou dupla que conquistar o maior número de pontos.
v O
professor deverá repetir essa atividade em dias alternados até que todas as
crianças aprendam a classificar as cores.
Ø
Trabalhar a expressão oral,
socialização e atenção
v Com
a turma dividida em duplas ou em círculo o professor prende a “sanfona” na
lousa.
v Em
seguida, o professor lê as palavras da “sanfona” e os alunos repetem.
v O
professor deverá fazer perguntas aos alunos sobre os animais. Por exemplo:
“Quem gosta dos animais?” “Que animal você mais gosta?” “Que animal você tem em
casa?”
Ø Como Brincar
O professor
escolhe um animal da “sanfona” e faz as seguintes perguntas:
- Qual é o nome desse animal?
- Como é o som que ele reproduz?
- O que ele gosta de comer?
- O corpo dele é coberto de quê?
- Recebe um
ponto o aluno ou dupla que primeiro responder as perguntas;
- Vence o aluno
ou dupla que conquistar o maior número de pontos.
- O professor
deverá escolher um animal da “sanfona” a cada semana para realizar essa
atividade e poderá fazer outras atividades de acordo com o animal escolhido
como: desenhar o animal, pintar, fazer dobraduras e ensinar músicas que falem
dos animais (Meu pintinho amarelinho; A galinha do vizinho; O pato; O sítio do
seu Lobato).
- É importante
que o professor leia uma historinha de acordo com o animal que esteja
trabalhando.
Crianças de 5 anos
Ø
Trabalhar letra inicial e final
dos nomes dos animais (se o aluno já lê, o professor poderá trabalhar a
sílaba inicial e final);
v O
professor prende a sanfona aberta na lousa e faz a leitura dos nomes dos
animais e suas onomatopéias.
v Em
seguida, o professor irá apontar e dizer a letra ou sílaba inicial e final dos
nomes dos animais (explicar aos alunos que letra inicial é a letra que começa e
final é a que termina);
Ø
A cada dia o professor deverá
escolher um animal diferente para:
Identificar a
letra inicial;
A letra final;
Fazer uma lista
na lousa de outros animais que começam com a mesma letra do animal escolhido
(de quatro ou cinco nomes);
Se o aluno já
escreve, pedir que escreva os nomes em seu caderno
Ø
Escolher livros que contem histórias sobre esses animais;
Ø
Pedir que os alunos representem a história contada através de desenhos.
Tempo estimado:
até que as crianças identifiquem tudo que foi sugerido.
Recorte e colagem
Conteúdo
Ø
Língua Portuguesa: nome dos animais, observação do uso da escrita;
Ø
Matemática: quantidade;
Ø
Natureza e Sociedade: os animais;
Ø
Expressão artística: recorte e colagem.
Atividade de leitura
v Entregue
a cada aluno uma folha com alguns quadros (como modelo abaixo) com o nome dos
animais mostrados na “sanfona”. Leia juntamente com a turma os nomes escritos
em cada quadro.
GATO
_____________
|
CÃO
_______________
|
PATO
________________
|
PINTO
____________
|
GALINHA
_________________
|
VACA
_______________
|
v
Entregue aos alunos, jornais, revistas ou livros e peça que procurem
figuras dos animais que estão escritos nos quadros.
v
Com a ajuda da professora o aluno deverá recortar e colar a figura no
quadro correspondente ao nome do animal que ele encontrou.
v
O professor deverá recolher as tarefas feitas pelos alunos.
Atividade de escrita
v No
dia seguinte entregue novamente aos alunos as tarefas de colagem para que estes
agora escrevam os nomes dos animais embaixo de cada um dos quadros.
v O
professor poderá escrever os nomes na lousa refletindo sobre a escrita de cada
um deles como, por exemplo:
·
Que animal começa com a letra...?
·
Quantas sílabas essa palavra tem?
·
Qual é a palavra que tem mais ou menos letras?
Brincando de pesquisar
Conteúdo:
v
Linguagem:
reconhecimento e escrita dos nomes dos animais.
v
Matemática:
classificação (semelhanças e diferenças).
v
Natureza
e Sociedade: animais (habitat).
Ø
Com a “sanfona” presa na lousa, leia com os alunos
os nomes dos animais;
Ø
Explique que os animais vivem em vários lugares
diferentes e que esses lugares nós chamamos de habitat;
Ø
Pergunte: “Que animais vocês já viram voando?”
“Que animais vocês já viram na água?” “Que animais vivem só na terra?”
Ø
Explique aos alunos que a turma hoje vai brincar
de pesquisar sobre os animais;
Ø
Ao lado da “sanfona” pregue na lousa uma folha
de cartolina ou papel madeira. Da seguinte forma:
TERRA
|
ÁGUA
|
AR
|
Ø
Em seguida, peça aos alunos que observem a “sanfona”
na lousa e digam quais desses animais vivem na terra, quais vivem na água e
quais podem voar.
Ø
Enquanto os alunos dizem o professor irá anotar
na cartolina que está ao lado.
Ø
O professor deverá propor um trabalho em dupla
(organize as duplas).
Ø
Cada dupla receberá uma folha para desenhar um
animal de sua preferência. O professor deverá ficar circulando pelos grupos
incentivando os alunos a descobrir: Onde esse animal vive. O que ele come. De
que sua pele é coberta.
Ø
O professor deve pedir que cada dupla fale sobre
o que fez. Os trabalhos deverão ser colocados num mural ou varal.
Referência Bibliográfica:
KRAEMER, Maria Luiza. Educador Criativo / Maria Luiza
Kraemer. São Paulo: Paulus, 2008. Coleção Atividades Pedagógicas.
Já virei fã. E estou a inteira disposição de vocês.
ResponderExcluir